
No dia 9 de janeiro de 2004, o mundo perdeu um dos principais pensadores do Século XX. Norberto Bobbio faleceu em Turim, na Itália, onde estava internado desde 27 de novembro em razão de uma crise respiratória. Nascido em 1909, Bobbio se transformou num dos maiores autores no âmbito da política e do direito. Era conhecido na Itália como o "grande professor civil" e seus escritos influenciaram partidos de esquerda em todo o mundo. Participou da resistência antifacista e era simpatizante das idéias socialistas.
Era Senador vitalício na Itália (desde 1984) e professor da Universidade de Turim desde 1979. Escreveu 26 livros de 1944 a 2001 e a grande maioria dos estudantes de Direito no Brasil conhecem sua consagrada obra "Teoria do ordenamento jurídico", traduzida para o português e publicado originalmente em 1960.
Outros livros publicados em nosso país:
- A era dos direitos (Ed. Campus) / A teoria das formas de governo (Ed. UNB) / Diálogo em torno da República [escrito com Maurizio Viroli] (Ed. Campus) / Diário de um século (Ed. Campus) / Dicionário de política (Ed. UNB) / Direita e esquerda (Ed. Unesp) / Elogio da serenidade - e outros escritos morais (Ed. Unesp) / Ensaio sobre ciência política na Itália (Ed. UNB) / Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política (Ed. Paz e Terra) / Locke e o direito natural (Ed. UNB) / O conceito de sociedade civil (Ed. Graal) / O filósofo e a política (Ed. Contraponto) / O futuro da democracia (Ed. Paz e Terra) / O marxismo e o Estado (Ed. Graal) / O positivismo jurídico - Lições de filosofia (Ed. Ícone) / O problema da guerra e as vias da paz (Ed. Unesp) / O tempo da memória (Ed. Campus) / Os intelectuais e o poder (Ed. Unesp) / Qual socialismo? Discussão de uma alternativa (Ed. Paz e Terra) / Teoria da norma jurídica (Ed. Edipro) / Teoria geral da política (Ed. Campus) / Teoria geral do ordenamento jurídico (Ed. UNB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário