Livro de Metodologia da Pesquisa Científica (Editora IPEDI)


Na noite de ontem, realizamos a palestra "Reflexões sobre a produção de conhecimento no Direito", em conjunto com o prof. Edihermes Marques Coelho, para cerca de 120 alunos, no Auditório do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universtário do Triângulo. 

A escolha do tema teve por finalidade esclarecer aos acadêmicos que estão produzindo seus TCC's (bem como aqueles que num futuro próximo o farão) da necessidade de se pensar cientificamente o Direito e de que a metodologia da pesquisa não se resume à utilização de regras formais de apresentação de trabalhos. 

Na ocasião, fizemos o lançamento do livro Metodologia da pesquisa jurídica, escrito em parceria com o prof. Edihermes e lançado pelo IPEDI. Esta obra foi dedicada à memória do professor Renato Montandon, "amigo fiel e incentivador, que muito cedo partiu do convívio de todos nós." 

O livro está dividido em sete capítulos, a saber: 1) Estudo e leitura; 2) Parâmetros teóricos para a pesquisa cientícica; 3) Estudos e trabalhos científicos; 4) O projeto de pesquisa científica; 5) Apresentação formal de trabalhos científicos; 6) Citações bibliográricas e notas explicativas; 7) Elaboração de referências bibliográficas. 

O livro está disponível para a venda em algumas livrarias virtuais do país. Em Uberlândia pode ser encontrado na Livraria Jurídica Universal e na Livraria Siciliano, do Center Shopping.  

Título: Metodologia da pesquisa jurídica 
Autores: Edihermes Marques Coelho e Gil Ferreira de Mesquita
Editora: IPEDI (Uberlândia)
ISBN: 9788599076019
Ano: 2005
Páginas: 144 

Comentários