Nova coletânea sobre os 20 anos do Código Civil de 2002 (Editora Dialética)


A função de professor sempre me trouxe inúmeras satisfações, mas certamente a maior delas é vivenciar o crescimento dos alunos e ex-alunos em suas atividades profissionais. Ver um aluno superando obstáculos ou um ex-aluno crescendo profissionalmente é uma forma de me sentir menos velho, talvez até imortal, com o perdão da pretensão. 

Este livro alusivo aos 20 anos do Código Civil de 2002 é um exemplo ainda melhor, pois pude participar em conjunto com dois brilhantes ex-alunos e, hoje, profissionais da advocacia e da docência. Gabriel Oliveira de Aguiar Borges, que foi meu aluno na Universidade Federal de Uberlândia e Vitor Costa Silva, no Centro Universitário do Triângulo, me convidaram para uma conversa a respeito da organização desta obra. Minha contribuição foi modesta, mas eles - generosamente - me convidaram para participar da empreitada como um dos organizadores. Uma honra para mim!

O livro conta com autores de vários estados brasileiros e nos 15 capítulos procurou abordar as grandes área do direito civil, dando aos leitores um panorama sobre a evolução deste grande ramo jurídicos desde o advento do "novo" Código Civil, em 2002. O resultado é a reunião de textos sólidos, de autores e pesquisadores experientes, alguns deles em colaboração com seus orientados em programas de pós-graduação. 

Obra imperdível para os militantes na área cível em juízo ou na academia.     

O livro é vendido pelo site da Editora Dialética (aqui) na versão impressa e na Amazon em formato também digital, para Kindle (aqui).

Título: 20 anos de Direito Civil: estudos em celebração aos 20 anos da vigência do Código Civil de 2002
Coordenadores: Gabriel Oliveira de Aguiar Borges, Gil Ferreira de Mesquita e Vítor Costa Silva
Editora: Dialética (São Paulo)
ISBN: 9786525273341
Ano: 2022
Páginas: 336

Nota dos Autores 

    A ideia de organizar uma obra voltada para os estudos do Direito Civil tem sido há muito tempo cultivada pelos coordenadores desta coletânea de artigos, já que todos somos da área do Direito Privado. Sendo assim, com o Código Civil de 2002 completando 20 anos, o momento nos pareceu ideal
para procurarmos nossos amigos da área para que nos enviassem suas contribuições e que pudéssemos organizar a obra.
    Tivemos trabalhos de autores de vários estados, em três regiões do Brasil.
    Normal que a maioria dos autores fosse de Minas Gerais, já que todos os coordenadores são lotados no Triângulo Mineiro. Sendo assim, escreveram, de Minas, além dos coordenadores: o professor Almir Garcia Fernandes, da UFU, que nos brindou com dois trabalhos em co-autoria com seus orientandos da graduação, sendo um em co-autoria com Alícia Fernandes Alves e outro com Gelson Pinheiro de Souza; Ana Maria Muniz dos Santos Rocha, aluna do programa de mestrado em Direito da UFU; Bruno Marques Ribeiro, da UEMG; Estevan Facure Giaretta, presidente da Comissão de Direito das Famílias da 13ª Subseção da OAB/MG; Fernanda Pantaleão Dirscherl, que, além de coordenadora do IBDFAM em Uberlândia, é professora da UFCAT, em Goiás, e doutoranda na Universidad de León, na Espanha; José Luiz de Moura Faleiros Júnior, doutorando em Direito tanto pela UFMG quanto pela USP; Keila Pacheco Ferreira, da UFU; Luiz Carlos Goiabeira Rosa, da UFU; Nelson Rosenvald, Procurador de Justiça do MPMG e professor do IDP/DF; Jorge Luiz Morales Albernaz, professor da UNITRI e da Faculdade Pitágoras de Uberlândia; Rodrigo Araújo Carneiro, de Uberlândia; e aís Onofre Caixeta de Freitas, de Uberlândia.
    Do estado de São Paulo, nos escreveram as colegas do Mackenzie, Fernanda Pessanha do Amaral Gurgel, e Viviane Rocha dos Santos. Também de São Paulo, tivemos a valorosa contribuição de Iris Cristina Fernandes Vieira, mestranda em Direito pela UNIMAR e professor Vinícius Roberto Prioli de Souza, do UniSALESIANO de Lins. Já da região Centro-Oeste, nos escreveram, de Goiás, Orígenes
Rosendo da Silva Neto, mestrando em Direito pela UniRV e professor da Unifasc e da Faculdade Uma de Itumbiara, em co-autoria com seu orientador Nivaldo Santos, professor da UFG e da UniRV. Também de Goiás, tivemos a contribuição de Rodrigo Pereira Moreira, professor da UEG e da ILES/ULBRA de Itumbiara. Já do estado do Mato Grosso do Sul, contribuiu com esta obra o professor Gilberto Ferreira Marchetti Filho, professor do UNIGRAN.
    Por fim, da região Sul, tivemos a contribuição do professor Rogério Zuel Gomes, do Estado de Santa Catarina. 
    Percebe-se, portanto, que procuramos receber contribuições de colegas das mais variadas áreas do Direito Civil e de diferentes regiões do país, para garantir o máximo possível de pluralidade. Esperamos que a obra seja de boa valia para estudantes e pesquisadores de todo o Brasil.

    Boa leitura!

    Os Coordenadores.

Comentários